1 de dez. de 2010

MARVADINHA E DOCINHA



Ingredientes

·         1 kg de açúcar
·         1 copo de pinga (250ml)
·         2 copos de água (500ml)
·         açúcar cristal a gosto para polvilhar
·         4 envelopes de gelatina incolor sem sabor
·         essência e corante alimentar

Modo de preparo

Coloque a água, a pinga, o açúcar e a gelatina hidratada e dissolvida em uma panela funda. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo. Deixe ferver durante vinte minutos e desligue o fogo. Divida o preparo em duas formas refratárias. É hora de colorir e dar sabor. Para isso use as essências de sua preferência de limão, morango, laranja ou abacaxi. Acompanhe com um corante da cor correspondente ao sabor,verde, vermelho, laranja ou amarelo. Deixe endurecer naturalmente. No dia seguinte, corte tudo em quadrinhos. Depois passe tudo no açúcar cristal e sirva.

LEITÃO ASSADO EM FORNO CAIPIRA



Dica.: O forno é indiferente, mas escolha leitoa, e não leitão. De preferência, com 6 a 7 quilos de peso. Assim, você faz uma carne saborosa e ao mesmo tempo mais saudável.

Ingredientes

·         1 leitoa de 6 a 7 kg
·         sal com alho, alho, óleo, pimenta do reino, pimenta cumari, limão cravo, vinagre, cheiro-verde
·         ingredientes para o recheio estão relacionados abaixo

Modo de Preparo

Nada de leitoa gordona ou velha. Tem que ser criada na abóbora e mandioca, na sobra da comida da casa, com bastante milho, pois a carne terá outro sabor e não acumula gordura. A leitoa deve ser morta na véspera e muito bem lavada, com o pêlo bem raspado. Além disso é preciso passar limão cravo por toda a pele da leitoa, para tirar gostos e cheiros, esfregando muito bem.
Outro segredinho é o tempero! Nada complicado, uma "marinada" resolve bem..Use limão cravo, vinagre, sal, cheiro-verde, pimenta- do- reino e pimenta cumari vermelha bem curtida. Pode pôr vinho branco também. Faça o tempero numa bacia funda, e ponha a leitoa de "molho", depois de passar o caldo por toda a extensão da carne. Deixe na geladeira, depois de cobrir com papel alumínio.
Faça uma farofa boa para rechear a leitoa: usar farinha de milho, bacon, azeitonas, ervilhas, milho verde, ovo cozido. Pode misturar ameixas pretas e passas, se gostar. Encha a barriga da leitoa e costure com linha comum. Prepare uma forma forrada com fatias de batata crua para que a leitoa não grude no fundo. Ponha-a de barriga para baixo e leve ao forno. Jogue dois ou mais copos da marinada na assadeira junto com mais um copo de óleo. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno.
Em média, você vai gastar 2 horas e meia de forno para assar a leitoa. As duas primeiras horas devem ser em forno baixo. Depois, aumente a temperatura, para que a carne vá gratinando, além de assar. Vá verificando e controlando, para que a carne não fique crua nem assada demais.
No final, retire o papel alumínio para a leitoa ficar douradinha. Quando estiver no ponto, coloque uma panela com 1 litro de óleo para esquentar. Quando estiver bem quente, quase saindo fumaça, jogue essa gordura sobre a leitoa para que sua pele estoure e fique pururucada