17 de nov. de 2010

CURAU CAIPIRA

Ingredientes
·         1 dúzia de espigas de milho verdes raladas
·         4 xícaras (chá) de açúcar
·         1 colher (café) de sal
·         1 ½ litro de água
Modo de preparo
Passe o milho ralado na peneira fina. Utilize a água para lavar bem o milho e aproveitar o máximo do caldo. Leve ao fogo junto com o açúcar e o sal. Mexa sempre com uma colher de pau. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Despeje ainda quente, em travessas.

ARROZ COM SUAN

Ingredientes
·         2 xícaras (chá) de arroz
·         1 kg de suã de porco
·         3 dentes de alho picadinhos
·         1 cebola pequena ralada
·         2 colheres (sopa) de óleo
·         pimenta vermelha e sal a gosto
·         3 xícaras (chá) de água
Modo de preparo
Primeiro, coloque o suã na panela junto com os temperos e frite em fogo baixo. Depois de dourado, coloque 1 xícara de água. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos. Se necessário acrescente mais água. Depois de cozido, junte o arroz e o restante da água. Quando o arroz estiver macio, está pronto.

4 de nov. de 2010

FEIJÃO TROPEIRO



Ingredientes

·         1 kg de feijão
·         100 g de bacon
·         250 g de lingüiça de porco
·         250 g de torresmo de panceta
·         150 g de carne seca frita (pedaços)
·         200 g de farinha de mandioca
·         cebola, alho, pimenta, cheiro verde e sal a gosto

Modo de preparo

Ponha água para ferver com o feijão (não deixe o feijão de molho de um dia para o outro). Em outra panela frite em banha um pouco de torresmo.
Durante a fase de cozimento do feijão, adicione os outros ingredientes: panceta de porco, toucinho, torresmo frito, lingüiça de porco (que deve estar cozida e cortada em rodelas finas), bacon, pedaços de gordura e carne seca. Em seguida para refogar, frite alho picado em banha com um pouco de
pimenta do reino.

AS INFLUENCIAS DA NOSSA CULINÁRIA

A cozinha brasileira é riquíssima, talvez uma das mais ricas do mundo. Isso porque em
cada canto deste imenso país as diferentes influências culturais foram interpretadas de maneiras distintas na panela.
Quando os portugueses chegaram aqui, causaram espanto nos índios com os quitutes que trouxeram. Eles odiaram o pão, o vinho, o peixe seco, o mel e as passas. Aos poucos, porém, cunhãs e colonizadoras foram trocando tradições e conhecimentos, casando ingredientes e técnicas de maneira primorosa.
Depois chegaram os escravos, que também trouxeram sua colaboração para o fogão nacional, assim como as adaptações posteriores, provocadas pela presença de imigrantes de vários pontos da Europa e da Ásia.
O que ficou dessa maravilhosa mistura foi uma variedade enorme de delícias
com fortes sotaques regionais.
Embora tenha acontecido uma grande influência de diferentes povos, foi o indígena que forneceu o triângulo básico da alimentação caipira: o feijão, o milho e a mandioca, que se juntou com técnicas culinárias portuguesas ou desenvolvidas pelas brasileiras. Como resultado dessa mescla de costumes, surgiu a alimentação do bandeirante, consistindo, além do feijão, milho e mandioca, algum prato de toucinho e carne-seca

3 de nov. de 2010

DOCE DE LEITE

Ingredientes:
5 litros de leite
Açúcar

Modo de fazer:
Colocar o leite e o açúcar juntos no tacho, mexendo para derreter o açúcar e não grudar. Quando o leite estiver fervendo abaixar o fogo por 5 minutos para passar o perigo de derramar. Aumentar novamente o fogo mexendo de vez enquando por aproximadamente 1 a 1 hora e meia.
Depois de pronto , colocar em compoteiras e servir gelado. Caso queira manter por seis meses , colocar em compotas de vidros com tampa , cuidadosamente esterilizados e após envasar, fechar bem e levar ao banho maria por 35 minutos após fervura


DOCE DE ABOBORA EM PEDAÇOS

ingredientes:

1 kg de abobora
1 kg e meio de açucar

Cortar a abobora em pedaços e cozinhar no açucar em fogo baixo até estar como vidro e calda grossa.