1 de dez. de 2010

LEITÃO ASSADO EM FORNO CAIPIRA



Dica.: O forno é indiferente, mas escolha leitoa, e não leitão. De preferência, com 6 a 7 quilos de peso. Assim, você faz uma carne saborosa e ao mesmo tempo mais saudável.

Ingredientes

·         1 leitoa de 6 a 7 kg
·         sal com alho, alho, óleo, pimenta do reino, pimenta cumari, limão cravo, vinagre, cheiro-verde
·         ingredientes para o recheio estão relacionados abaixo

Modo de Preparo

Nada de leitoa gordona ou velha. Tem que ser criada na abóbora e mandioca, na sobra da comida da casa, com bastante milho, pois a carne terá outro sabor e não acumula gordura. A leitoa deve ser morta na véspera e muito bem lavada, com o pêlo bem raspado. Além disso é preciso passar limão cravo por toda a pele da leitoa, para tirar gostos e cheiros, esfregando muito bem.
Outro segredinho é o tempero! Nada complicado, uma "marinada" resolve bem..Use limão cravo, vinagre, sal, cheiro-verde, pimenta- do- reino e pimenta cumari vermelha bem curtida. Pode pôr vinho branco também. Faça o tempero numa bacia funda, e ponha a leitoa de "molho", depois de passar o caldo por toda a extensão da carne. Deixe na geladeira, depois de cobrir com papel alumínio.
Faça uma farofa boa para rechear a leitoa: usar farinha de milho, bacon, azeitonas, ervilhas, milho verde, ovo cozido. Pode misturar ameixas pretas e passas, se gostar. Encha a barriga da leitoa e costure com linha comum. Prepare uma forma forrada com fatias de batata crua para que a leitoa não grude no fundo. Ponha-a de barriga para baixo e leve ao forno. Jogue dois ou mais copos da marinada na assadeira junto com mais um copo de óleo. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno.
Em média, você vai gastar 2 horas e meia de forno para assar a leitoa. As duas primeiras horas devem ser em forno baixo. Depois, aumente a temperatura, para que a carne vá gratinando, além de assar. Vá verificando e controlando, para que a carne não fique crua nem assada demais.
No final, retire o papel alumínio para a leitoa ficar douradinha. Quando estiver no ponto, coloque uma panela com 1 litro de óleo para esquentar. Quando estiver bem quente, quase saindo fumaça, jogue essa gordura sobre a leitoa para que sua pele estoure e fique pururucada

2 comentários:

Rosa Maria disse...

Adorei o seu blog.Beijos.
Rosa Maria

Unknown disse...

Muito bom, obrigado pela dica